speaker

Título: África meridional - Mapa dos limites portugueses conforme os últimos Tratados (Portugal - Inglaterra e Portugal - Estado Livre do Congo)

Data: 1886

Origem: Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:PT-TT-CMP-0015_m0001_derivada.jpg

Licença: Domínio Público

Ultimato britânico de 1890

11-01-1890

O chamado ultimado britânico foi um memorando enviado pelo governo de Inglaterra a Portugal. Portugal havia idealizado o Mapa Cor-de-rosa, assim apelidado, a um mapa que demarcaram os territórios que unia Angola e Moçambique a cor-de-rosa. O objectivo, seria ocupar os territórios inexplorados entre Angola e Moçambique e reclamar para Portugal essas posses. Também com o intuito de criar uma ligação entre ambos os territórios portugueses. No entanto, a ambição dos países Europeus em explorar a África à procura de riquezas também lutavam pela posse dos territórios. Inglaterra que possuía territórios na África e ao tomar conhecimento do plano português, e achando pertinente, declarou para si a ocupação desses territórios para unir também as suas colónias.

Portugal ainda lutou, mas com um país empobrecido e sem condições para entrar em Guerra, o rei D. Carlos I, cedeu ao Ultimato Britânico de 1890 para a retirada das tropas portugueses desses territórios. O povo considerou que D. Carlos I era um rei fraco e sem poder, o que ajudou à ideologia da implementação da República.


Se encontrar alguma informação incorrecta clique aqui